Câmara aprova projeto que cria a “Casa de Cultura Harry Seibert” - 28/08/2023

Em sessão ocorrida na noite do dia 28 de agosto de 2023, os vereadores aprovaram, por maioria, o Projeto de Lei de Vereador n.º 006/2023, de autoria da Ver. Martina Seibert (PTB). O projeto denominou a antiga Casa Canônica, prédio público municipal, como “Casa de Cultura Harry Seibert”.

Os parlamentares aprovaram, também, as contas anuais de governo relativas ao ano de 2020, na gestão do Ex-Prefeito Evandro Schneider. O Tribunal de Contas do Estado havia enviado para o Legislativo parecer aprovando com ressalvas as referidas contas.

Por unanimidade, foi aprovado o Projeto de Lei n.º 022/2023, proposto pelo Executivo Municipal. O expediente busca a contratação temporária para o cargo de monitor (duas vagas) até o final do ano.

O vereador Dilmar Patzlaff (MDB), Líder da Bancada do MDB, apresentou a Indicação n.º 020/2023, requerendo que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Saúde, organize um cadastro de pessoas interessadas em se voluntariar para doar sangue, de forma a estabelecer um calendário para doações periódicas junto aos hemocentros, fornecendo o transporte aos interessados.

O Presidente em Exercício, Ver. Emir Kuhn, protocolou a Indicação n.º 021/2023, solicitando que o Executivo Municipal concentre esforços na recuperação da Rua Orlando Schaefer, pois a via está bastante esburacada, com a cobertura de raspa de asfalto apresentando crateras em determinados pontos, dificultando o trânsito de veículos. Além disso, o parlamentar chamou a atenção de que, na altura da casa de Marlene Herpich, a estrada está cedendo em direção às margens do Arroio Forromeco, representando um risco para os moradores que transitam pelo local.

O vereador Adriano Prates Trindade (MDB) protocolou a Indicação n.º 022/2023, a fim de que o Executivo Municipal providencie a instalação de três câmeras de monitoramento na extensão da Avenida Willibaldo Lutz, no bairro Recanto do Paraíso, respectivamente, em frente à residência de Adelmo Lutz, na altura da EMEI Estrelinhas do Recanto e nas proximidades da residência de Ricardo Steffen.

O vereador Sérgio Chassot (MDB) apresentou a Indicação n.º 023/2023, para que o Executivo Municipal, juntamente com o Conselho Municipal de Educação, estude a viabilidade de manter o funcionamento de uma creche no período de recesso escolar, permitindo às famílias que comprovadamente não possam permanecer com seus filhos no período do final do ano, tenham a segurança de deixá-los junto à creche para que possam trabalhar.

O vereador Loidi Kurmann (Solidariedade) participou da sua primeira sessão, realizando o juramento junto à Mesa Diretora. Loidi permanece na vaga de vereador até o dia 15 de setembro, representando a Bancada do Solidariedade.

O Presidente do Legislativo, Ver. Régis Fritzen (MDB), está licenciado, sem remuneração, desde o dia 15 de agosto, quando embarcou para a Alemanha, em missão formada por representantes da Associação da Rota Germânica. Régis, que viaja com recursos próprios, aproveitará a viagem para entregar duas placas de homenagem pelos vinte anos de irmandade com Sankt Wendel, estreitando os laços com o país alemão.

O Vice-Presidente do Legislativo, Ver. Emir Kuhn, encontra-se no exercício da Presidência da Câmara Municipal até o dia 15 de setembro.

A próxima Sessão Ordinária ocorrerá no dia 11 de setembro de 2023, às 19h, na Câmara Municipal.